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O que você precisa saber sobre a relevância da marca

O que é a saliência da marca? E como isso afeta o quão bem sua marca é vista pelo mundo?

As marcas estão constantemente lutando por reconhecimento e citam o reconhecimento da marca como seu principal objetivo. Mas na luta pela diferenciação, trabalhar a proeminência da marca deve ser outra prioridade.

A grande maioria dos profissionais de marketing B2B dizem que o reconhecimento da marca é o objetivo mais importante, seguido por vendas e geração de leads. Qual é a mudança de passo: saiba o que impulsiona a relevância da marca e use isso para ser lembrado pelo seu público-alvo em momentos críticos de compra.

O que é a Saliência da Marca?

A relevância da marca é o grau pelo qual sua marca é pensada ou notada pelos consumidores quando eles tomam uma decisão de compra.

Normalmente, marcas fortes têm maior relevância de marca, enquanto marcas fracas têm pouca ou nenhuma. Sem a relevância da marca, as pessoas achariam difícil escolher sua marca durante os micro-momentos ou quando precisam tomar uma decisão de compra.

A saliência da marca pode ser alcançada de duas maneiras: através da memória e através da atenção. A saliência da memória significa que as pessoas se lembram ou são capazes de pensar em sua marca em seus momentos de escolha. A saliência da atenção refere-se às marcas serem capazes de capturar a atenção de alguém no momento da escolha.

Quando os consumidores tomam uma decisão de compra, suas escolhas podem ser interrompidas por meio desses sinais. As marcas devem, portanto, encontrar maneiras de promover boas estruturas de memória para melhorar a saliência da marca.

Como as marcas podem se tornar mais salientes?

A maneira mais comum de alcançar a relevância da marca é fazer uso de ativos de marca distintos que promovam a atenção ou criem memórias positivas de uma marca para seu público. Ao encontrar maneiras de desenvolver diferentes conexões de memória com a mente de um comprador, fica mais fácil para as marcas se tornarem lembradas nos momentos em que mais importam.

As principais marcas geralmente fazem isso por meio de histórias positivas ou criando significado para uma marca. Promover os valores de uma marca e diferenciar-se de todas as outras também é fundamental para a relevância da marca.


Abaixo estão cinco maneiras acionáveis ​​de aumentar a relevância da marca.


1. Procure impacto emocional ou frequência efetiva para conduzir estruturas de memória arraigadas.

Seu conteúdo se destaca de todos os outros? Seus ativos de design são distintamente seus? Destaque os ativos da sua marca de forma que seu público possa distingui-lo da multidão.

Use narrativas emotivas para criar ativos distintos e memoráveis. É certo que os clientes que têm uma conexão emocional com uma marca, têm um valor de vida útil 3x maior.

A publicidade na TV ainda continua sendo o construtor da marca de campanhas eficazes. Na verdade, Google e Facebook continuam aumentando seus gastos com TV.



2. Seja ousado e autêntico.

Diferenciação versus distinção é combatida a partir da moeda da saliência, então você precisa ser ousado e autêntico.

Boa parte dos consumidores dizem que a autenticidade é o atributo mais importante da marca. A memória pode ser correlacionada a pistas externas que as pessoas veem, ouvem ou sentem.

Seus anúncios e recursos de marca devem refletir isso. Não importa para onde você olhe hoje, as marcas que são autênticas com quem são e suas crenças e ousam ser diferentes geralmente são mais bem-sucedidas.

Em um post anterior, falamos sobre como os elementos distintivos podem comunicar a marca com facilidade e ajudar os consumidores a identificar a marca. Se você quiser criar e reforçar essas estruturas de memória, precisará ser diferente e distinto.



3. Encontre novas maneiras de alcançar outros compradores em potencial.

Hoje, vemos o desenvolvimento e a ascensão de novos canais para alcançar públicos de todo o mundo. Isso também significa novas e melhores maneiras de alcançar e criar estruturas de memória com seus clientes todos os dias.

Seja criativo e experimente novos métodos de comunicação que o ajudem a se tornar mais relevante para seu público-alvo. Explore podcasts, seja criativo com seu marketing por e-mail, use narrativas em vídeo e não tenha medo de experimentar novas tecnologias.

Se isso significa chegar mais perto de onde seus clientes estão, é aí que você deveria estar.



4. A bravura ainda é o maior diferencial

Se você deseja tornar seu marketing mais eficaz, precisa ser corajoso. Pesquisas realizadas mostraram campanhas de marketing que se mantiveram no habitual e foram mais conservadoras tiveram um desempenho menor do que aquelas que tentaram algo novo e foram além do habitual.

Se você quer ser diferente de todos os outros, não deve ter medo de correr o risco.



5. Leve a regra 60/40 sobre eficácia de marketing para o próximo nível

A Eficácia de Marketing na Era Digital, consideram a regra 60/40 sobre construção de marca e marketing de ativação e que, para vencer, você precisa encontrar o equilíbrio ideal entre ambos.

A espinha dorsal estratégica da eficácia está em identificar seu alvo, sua posição e ser claro em seus objetivos.

A eficácia vem do equilíbrio entre o que é feito a longo prazo versus o curto prazo para as marcas.

É recomendado que 60% sejam focados na construção da marca e 40% na ativação de vendas, que podem diferir de acordo com o tipo de marcas e suas situações únicas.

Para marcas premium, a construção da marca precisa ser ampliada para 65%.

O contexto muda constantemente para diferentes marcas, e isso deve influenciar sua abordagem à eficácia, considerando como as pessoas fazem escolhas sobre os produtos e serviços que compram, precificação da marca, inovação, categoria e desenvolvimento da marca.

Á medida que as marcas cheguem ao sexto mês, a construção da marca precisa assumir a ativação de vendas, pois a última não é muito memorável.

A construção da marca é necessária para sustentar o preço, e ambos precisarão trabalhar juntos para encontrar o equilíbrio. Com muitos estudos de casos com fins lucrativos da era digital sobre eficácia, as marcas precisam analisar como podem usar ambos em sua estratégia de marketing.

Com tantas marcas lutando pela diferenciação, é hora de as marcas intensificarem seu jogo e explorarem como podem alcançar a saliência usando vários fatores de marketing. À medida que as marcas crescem, deve haver um foco mais claro em como elas podem ser “boas em todos” versus “perfeitas em qualquer um”.

Mas combinando saliência, distinção, diferenciação e significado juntos, as marcas são muito mais capazes de se vincular permanentemente às estruturas de memória de seu público para que sejam lembradas como a primeira escolha em momentos críticos de compra.

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