top of page

Coisas que ninguém te contou sobre cultura

A menos que você esteja administrando seus negócios sob uma rocha, você saberia que as empresas hoje estão operando em um ambiente de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Nesse contexto, são as organizações de pensamento rápido, orientadas para a ação e estratégicas que vencem. Aqueles que produzem documentos estratégicos e os deixam na gaveta de baixo – bem, eles vêm em segundo lugar ou simplesmente não conseguem terminar.

E quando se trata de levar a estratégia da gaveta de baixo para o resultado final , é a cultura que faz ou quebra. Cada vez mais, ele realmente pode ser sua vantagem competitiva.

Mas a cultura, como a estratégia, é um desses conceitos mal compreendidos. Sim, todos concordam que é importante nas organizações, mas nem todos concordam com o que é.

Então, o que realmente queremos dizer quando falamos de cultura?

Estratégia vs Cultura

Toda organização tem recursos limitados (em termos de tempo, dinheiro e foco), e existe uma estratégia para aplicar esses recursos para obter a maior alavancagem e resultado.

A cultura — valores, crenças e comportamentos compartilhados — é o mecanismo de execução de uma organização.

"Ter. Fazer. Ser” para “Ser. Fazer. Ter"

A maioria de nós acha que precisa “ter” uma determinada coisa (mais dinheiro, tempo, etc.) nos permitirá então “ser” o que realmente queremos na vida (realizado, bem-sucedido, etc.).

A realidade é que funciona ao contrário.

Primeiro, precisamos “ser” o que queremos (equilibrado, bem-sucedido, etc.). Então começamos a “fazer” coisas a partir desse estado de ser. E logo descobrimos que o que estamos “fazendo” nos traz as coisas que sempre quisemos “ter”.

As empresas que entendem e operam dessa maneira têm uma vantagem competitiva.

Finalidade (Ter)

Esqueça a missão e a visão. Por quê? Porque tão poucas pessoas realmente entendem esses conceitos ou sabem quando e como usá-los.

O propósito é ser uma organização liderada por propósitos. Se você não tem um propósito, você está efetivamente sem finalidade – e a estratégia tem tudo a ver com a realização do objetivo a longo prazo.

Seu propósito declara a razão pela qual você está no negócio e define o que você deseja ser. É a sua missão informada por suas crenças. É a sua estrela do norte que guia o que você quer “ter”.

Crenças (Motores Fundamentais)

Tudo começa aqui. Suas crenças organizacionais sustentam seu propósito e orientam o que você valoriza. Grandes crenças são fortalecedoras – elas fortalecem seu propósito.

Suas crenças e propósitos devem ser verdadeiros para você e ter valor inerente para todas as partes interessadas – sejam acionistas, administração, equipe, clientes ou parceiros.

Um bom teste de suas crenças (e propósito) é se elas fluem facilmente em um manifesto para sua organização.

Modos de Ser (Ser)

Empresas inteligentes constroem uma cultura organizacional que impulsiona os comportamentos de que precisam para atingir seu propósito. Eles fazem isso definindo como seu pessoal deve ser a cada dia.

Mais do que apenas valores fundamentais postados nos espaços de trabalho, os Modos de Ser definem como as equipes realizam seu trabalho e interagem umas com as outras. Eles são a melhor métrica de leads e, como qualquer boa métrica, precisam ser medidos.

Em Ação (Fazer)

Sabemos que a liderança tradicional, de cima para baixo, de comando e controle não funciona em um ambiente de tumulto e incertezas. As coisas estão simplesmente se movendo muito rápido.

Em vez disso, os líderes devem capacitar seu pessoal fornecendo orientações claras, concisas e completas de "fazer" que fluam diretamente de um conjunto de crenças e de um modo de ser definido. Isso permite que todos tomem decisões com confiança e liderem dentro de seu domínio.

A maneira de mudar de passo

Propósito

Para inspirar mudanças graduais nos negócios e nas pessoas

Acreditamos em…

  • Criando organizações estratégicas em vez de documentos estratégicos

  • A magia da estratégia e criatividade se unindo

  • Superando em vez de gastar mais

  • Os avanços mais interessantes vêm de olhar fora do seu setor

  • Criar algo para comprar, não apenas algo para comprar

  • Melhores negócios sendo o caminho para um mundo melhor

  • Contratar líderes de alto potencial e equipá-los para entregar rapidamente

Modos de ser

  • Eu sou radicalmente honesto

  • Eu sou minha palavra

  • Eu sou 'nós' antes de 'eu'

  • Eu sou imparável

  • Eu sou um Uau!

Mudança de passo em ação

  • Ótimas perguntas

  • Pensamento Sistêmico

  • Eficácia sobre eficiência

  • Indo para o Uau

  • Escolha como se fosse seu negócio

Por que a cultura desempenha um papel vital no sucesso de um negócio?

Primeiro, estudos sugerem que pode influenciar o resultado final em até 8 vezes mais do que a estratégia. Em segundo lugar, as pessoas são leais à cultura, não à estratégia. Na MBA, ajudamos nossos clientes a pegar sua estratégia e colocá-la em sua cultura para atingir o resultado final, não o fundo da gaveta. Fazemos isso ajudando-os a tomar sua intenção e colocá-la em ação .

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que você precisa saber sobre a relevância da marca

O que é a saliência da marca? E como isso afeta o quão bem sua marca é vista pelo mundo? ​ As marcas estão constantemente lutando por reconhecimento e citam o reconhecimento da marca como seu principa

Comments


bottom of page